domingo, 28 de março de 2010

PLANO DE ENSINO - TERCEIRÃO

29-03


CONHECENDO O CHILE
DEPOIS DE DEBATE SOBRE GASTRONOMÍA, EM ESPECIAL A CHILENA E CONVERSAS SOBRE ALIMENTAÇÃO SE FARÁ A DEGUSTAÇÃO DE PETISCOS CHILENOS. NESTE INTERIN ASSISTIRÃO UM VIDEO SOBRE O PAÍS.
Se fará a leitura de textos sobre o Chile, observação de objetos da cultura local, com posteriores comentários e debates e comparação com a realidade de cada uum.
Interpretação textual
Essa atividade servirá de base para o projeto sobre "países do mundo", onde coube ao terceirão o Chile, projeto este encabeçado pelo professor regente.

PLANO DE ENSINO - SEGUNDO ANO

29-03

PROVA MENSAL: CONTEÚDOS ESTUDADOS DURANTE ESSE PRIMEIRO MÊS DE AULAS [APOSTILA 9, PRIMEIRA PARTE, PG. 1 - 18] E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
Revisão breve dos conteúdos e aplicação da prova.
Se tempo: MINHA CASA, ATRAVÉS DE REVISTAS APRESENTAR VOCABULARIO DE CASA.DEBATER EM GRUPO, PEDIR QUE ESPONHAM SUAS REALIDADES. COMPLETAR EXERCÍCIOS.
Interpretação textual

PLANO DE ENSINO - 1º ANO

29-03

PROVA MENSAL: CONTEÚDOS ESTUDADOS DURANTE ESSE PRIMEIRO MÊS DE AULAS [APOSTILA 1] E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
Revisão breve dos conteúdos e aplicação da prova.
Se tempo: Conhecendo a Espanha, leitura de textos sobre a Espanha. Comentários e debates. Comparação com a realidade local.
Interpretação textual

domingo, 21 de março de 2010

PLANO DE ENSINO - TERCEIRÃO

22-03

Definir com o grupo sobre receita típica do Chile. Apreciação conjunta no Ceb.

Canção Chaparrita - Debater sobre padrões de beleza, gordura, disturbios alimentares. Se possivel passar video..

Através de passado indefinido trabalhar com a alimentação de cada uma na infancia e na atualidade.



Tarefa extra-classe: Em grupos preparar uma campanha bilingue para uma boa alimentação. Resultado final um folder.Temas:
alimentação saudável, disturbios alimentares, padrões de beleza, vida saudável.

PLANO DE ENSINO - 2º ANO

22-03

LA RUTINA

Dias da semana, meses e estações. (pg. 10)
Contrações em español.
Em pares preparar a rotina de uma semana de viajem a um país predeterminado.

Interpretação textual, pg. 17 e 18.

PLANO DE ENSINO - 1º ANO

22-03
Audio sobre Dom Quixote. Verificar nivel de compreensão auditiva.
Leitura de texto da apostila sobre o tema. Verificar dados pessoais dospernosagens e comparar a realidade hispâncica com a brasileira.
Fazer exercícios da apostila.
COm interrogativos, e em pares, preparar uma entrevista ficcticia ao personagem, sobre suas aventuras. Para entregar.

PLANO DE ENSINO - TERCEIRÃO

15-03

Apresentação de trabalhos sobre pratos típicos. Comentarios em grupo.

Leitura e interpretação textual. Pg 4.

*Somente uma aula, em virtude de palestra na escola.

PLANO DE ENSINO - 2º ANO

15-03

Los colores y los sentimientos

Ler texto sobre cores e sentimentos e comentar com o grupo se estão de acordo, onde se encaixam, etc...

Fazer exercícios das pgs. 6-10.

Interpretação textual - pg 16 e 17.

PLANO DE ENSINO - 1º ANO

15-03

Mundo hispânico - com o grande grupo verificar o que conhecem do mundo de fala hispânica.
Exercícios da apostila.
Leitura e interpretação textual. Páginas 6 e 7.

PLANO DE ENSINO - TERCEIRÃO

08-03

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, TEXTOS DA APOSTILA, PG. 4 E 5.


Grau, género e número de substantivos em espanhol. Exercíciospara a fixação.

Trabalho extra-classe: EM grupos de 3 ou 4 alunos deverão investigar sobre a gastronomías de diferentes países hispânicos e preparar slides para apresentar na próxima aula. Valendo nota.

PLANO DE ENSINO - 2º ANO

08-03

Sustantivos
Como se forma o plural em espanhol. Uso de artigos e concordancias de gênero e número.

Objetos escolares em espanhol. Exercícios para a fixação.

PLANO DE ENSINO - 1º ANO

08-03

El abecedario - mostrar aos alunos o alfabeto espanhole as diferentes maneiras de se pronunciar certas palavras em espanhol

Interpretação textual com textos da apostila.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Planos de Ensino, 1º, 2º e 3º Anos

LINGUA ESPANHOLA
PLANO DE ENSINO ANUAL – 2010
1º ANO – ENSINO MÉDIO


1. OBJETIVOS
Os principais objetivos são:
Iniciar e desenvolver as habilidades de compreensão e produção oral e escrita da língua espanhola, necessárias ao domínio da mesma como instrumento básico de comunicação.
Ampliar o conhecimento referente à cultura dos países de fala hispânica, desenvolvendo seu senso crítico e livre expressão em relação à diversidade existente na língua espanhola.
Saber usar um vocabulário básico, de acordo ao nível inicial de língua espanhola

2. METODOLOGIA
Com a intenção de alcançar os objetivos traçados as aulas de língua espanhola serão em sua maioria expositivas, sendo usada também a abordagem comunicativa, onde a participação do aluno é fundamental.
O material didático a ser seguido será o Material Dom Bosco, sendo complementado por outros sempre que necessário. Se priorizará o contato com as culturas do mundo hispânico, com as variedades culturais e lingüísticas existentes, pois para uma melhor formação de um cidadão consciente e responsável este deve estar aberto às diversidades do mundo.


3. AVALIAÇÃO

O processo avaliativo é um ato pedagógico que reflete todo o trabalho desenvolvido e se dá de maneira contínua, durante o processo de ensino-aprendizagem. Deve constituir-se para o aprendiz e para o professor, num momento de “[...] reflexão sobre si mesmo, sobre o grupo, sobre o processo de aquisição do conhecimento, sobre as mudanças que vão ocorrendo[...]” (Proposta Curricular de LEM. Espanhol) E este deve ser o enfoque principal. Para tanto, no processo avaliativo da disciplina de Língua espanhola será feito, trimestralmente desta forma – seguindo os padrões estipulados pela escola:

§ Participação: responsabilidade na entrega de deveres e trabalhos, participação
verbal e escrita, respeito com os professores e colegas, assiduidade, autonomia e interesse.
§ Avaliação mensal: orais, escritas, virtuais, relatórios, seminários
§ Avaliação Trimestral: escrita e individual
§ Trabalhos: individuais e cooperativos

Existirão momentos em que alunos e professor que ambos refletirão sobre suas atitudes através de conversas registradas e questionários a serem preenchidos.


- os componentes utilizados para fechamento da média trimestral, pode sofrer variações a cada trimestre, portanto será registrado no diário de classe.
- aluno com média trimestral igual ou superior a 6,5 tem a avaliação de recuperação trimestral como atividade facultativa.
- aluno com média trimestral inferior a 6,5 terá a avaliação de recuperação trimestral como atividade obrigatória. Para estes, a nota da avaliação de recuperação sendo superior a nota do trimestral, sua média será feita através de média aritmética:
-Caso a nota da recuperação seja inferior a nota do trimestre, o sistema acadêmico a despreza; porém a nota deve ficar registrada no diário de classe.
- será aprovado o aluno que somar, ao final dos três trimestres, 19,5 ou mais pontos ; ou seja média anual 6,5.
- Para alunos que não somarem os 19,5 pontos, será feito a Avaliação Final.
Para ser aprovado, o aluno deverá terá obter média anual 5,0, ou seja, deverá tirar na Avaliação final a quantidade de pontos que somados a média anual seja igual ou maior que 10,0: .



CONTEÚDOS POR TURMA;
PRIMEIRO ANO

Disciplina: Língua Espanhola
Professor: Claci Ines Schneider
Turma: !º ano - EM
Trimestre
Data
Conteúdo
1 °


22-02
A
27-05
El alfabeto;
Valores fonéticos;
Nombres y apellidos;
Saludos;
Presentaciones;
Pronombres interrogativos, exclamativos y relativos;
Pronombres personales;
Verbos ser, tener y llamarse en presente de indicativo;
Formas de tratamiento (formalidad e informalidad)
Artículos definidos e indefinidos;
Contracciones del artículo con preposición;
Verbos regulares em presente de indicativo;
Verbos reflexivos;

2 °




28-05
A
06-09
Formas impersonales;
Voz pasiva;
Voz pasiva refleja;
Perifrasis de gerúndio;
Perifrasis de futuro;
Género y número de los sustantivos y adjetivos;
Heterogenéricos;
Números cardinales;
Números ordinales;
Apócopes de números ordinales y cardinales (parte I)
Verbos irregulares em presente de indicativo;
Irregularidades vocálicas;
Irregularidades consonánticas;
3 °




08-09
A
17-12
Adjetivos y pronombres posesivos;
Formación del plural;
Conjunciones;
Eufonia y sus reglas;
Verbos pronominales: gustar, doler, parecer, doler;
Pronombres demonstrativos;
Adverbios;
Apócopes: Bueno, malo, grande (parte II);
Uso de muy y mucho.





SEGUNDO ANO


Disciplina: Língua Espanhola
Professor: Claci Ines Schneider
Turma: 2º ano - EM
Trimestre
Data
Conteúdo
1 °


22-02
A
27-05
Presentaciones y saludos;
Artículos y contracciones;
Pronombres personales;
Verbos ser, estar y tener;
Adjetivos y pronombres posesivos;
Verbos irregulares en presente de indicativos;
Verbos regulares e irregulares en futuro – verbos regulares e irregulares en condicional simple;
Marcadores temporales del pretérito perfecto;
Particípio;
Verbo Haber em presente de indicativo;
Uso del pretérito perfecto;

2 °




28-05
A
06-09
Marcadores temporales del pretérito indefinido;
Pretérito indefinido – verbos irregulares y regulares;
Usos del pretérito indefinido;
Formación y usos del pretérito imperfecto;
Verbo Haber em pretérito imperfecto del indicativo;
Formación y usos del pretérito pluscuamperfecto;
Pronombres de complemento directo e indirecto;
Colocación de los pronombres;
Usos del modo subjuntivo y estructura;
Modo subjuntivo – verbos com irregularidad vocálica y consonántica;
Usos del imperativo afirmativo;
3 °




08-09
A
17-12
Formación y estructura del imperativo afirmativo;
Usos del imperativo negativo;
Formación y estructura del imperativo negativo;
Separación silábica; diptongos, triptongos e hiatos;
Reglas generales de acentuación;
Acento diacrítico;
Palabras heterogenéricas;
Palabras heterotónicas;
Palabras heterosemánticas.




TERCEIRO ANO


Disciplina: Língua Espanhola
Professor: Claci Ines Schneider
Turma: 3º ano - EM
Trimestre
Data
Conteúdo
1 °


22-02
A
27-05
Sustantivos: género y número.
Artículos y contracciones.
Formas impersonales: se, hay
Presente de indicativo
Gerundio: formas irregulares
Perífrasis verbales
Pretéritos del indicativo

2 °




28-05
A
06-09
Futuro del indicativo
Condicional
Conjunciones
Adverbios
Frases adverbiales
Pronombres indefinidos
Pronombres interrogativos
3 °




08-09
A
17-12
Formas exclamativas, interrogativas indirectas
Adjetivos comparativos y superlativos
Demostrativos: pronombres y adjetivos
Posesivos: pronombres y adjetivos
Preposiciones
Conjunciones
Modos y tiempos verbales